cei3.jpg

Novidades

Depois de uma longa e forçada pausa das atividades presenciais, devida à pandemia do Covid 19, estamos voltando às aulas seguindo todos os protocolos de segurança para garantir a saúde e o bem estar das crianças e dos profissionais.

A nossa jóia é imensa em retomar as atividades presenciais com uma proposta educativa que irá encantar e conquistar educandos e famílias, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de nossos alunos.

Saiba mais

 

O CEI Parque Doroteia é situado no distrito da Pedreira, zona sul de São Paulo, a 10 minutos da sede da Associação Casa dos Curumins, mantenedora do CEI desde 2015 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Em um imóvel de propriedade do município de São Paulo, com uma grande área verde e uma infra estrutura adequada e bem estruturada, são desenvolvidas as atividades seguindo o  Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Currículo da Cidade Educação Infantil, visando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias na primeira infância.


Uma diretora, uma coordenadora pedagógica, uma assistente de direção e administração, 24 professores, uma cozinheira, três auxiliares de cozinha, três  auxiliares de limpeza, uma enfermeira, uma nutricionista, e um vigia compõem a competente equipe com a qual o CEI pode contar em tempo integral.


As crianças chegam ao CEI Parque Doroteia a partir das 7h e permanecem até as 17h. Neste longo período, o cuidado, o carinho e a atenção que recebem garantem um crescimento saudável e estruturado, que propiciará o desenvolvimento da socialização, da inteligência emocional e a preparação para a pré-escola, estimulando a pesquisa, incentivando a expressão e despertando novas capacidades nas crianças. 


Todos os dias são oferecidas 5 refeições equilibradas, seguindo rigorosamente as regras nutricionais adequadas para cada faixa etária e com o acompanhamento e direção de uma nutricionista capacitada.
As atividades são desenvolvidas conforme as faixas etárias dos alunos.

Além da ludicidade, fundamental nessa etapa, o CEI oferece propostas pedagógicas sólidas, voltadas ao estímulo da leitura, escrita, raciocínio, reflexão e criatividade.


A socialização das crianças é parte fundamental da proposta educativa, as relações são mediadas pelo professor que, além de ensinar, possui especialização para lidar com diversas situações, estimulando o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais do aluno.

A convivência com pessoas diferentes contribui para que os alunos desenvolvam a tolerância, responsabilidade, respeito, dentre outras atitudes positivas.

O que expande suas habilidades sociais e faz com que, no futuro, tenham facilidade de se comunicar, trabalhar em equipe e enfrentar suas dificuldades com segurança. É neste ambiente protegido e atento que a criança desenvolverá a sua inteligência emocional e através do desenvolvimento da psicomotricidade irá despertar suas capacidades cognitivas e afetivas.


Por meio de artifícios como, massa de modelar e giz de cera, pintura, construção de brinquedos com materiais reciclados e com elementos da natureza, alia-se o movimento do corpo ao mundo interno do aluno, fazendo com que, pouco a pouco, seu aprendizado seja estimulado.


Através de brincadeiras lúdicas  as crianças conseguem expressar o que pensam ou sentem. É a partir dessas atividades que a linguagem é desenvolvida. Jogos de tabuleiro, desenhos, cantigas e danças, são algumas, das muitas formas de trabalhar a expressão dos alunos.


Ao se expressar, o aluno adquire a capacidade de se comunicar melhor. Isso fará com que, na vida adulta, consiga ter desempenho positivo em diversas situações, como em uma entrevista de emprego ou em trabalhos em equipe.


Importante parceiros do CEI Parque Doroteia são os familiares das crianças, que desde o primeiro momento atuam conjuntamente com os professores na construção do aprendizado e do crescimento das crianças, participando do período de acolhimento, reuniões mensais, encontros e mostras culturais, valorizando desta forma o desenvolvimento das crianças.