Em um ambiente permeado de amor e atenção, recebemos diariamente no Centro de Educação Infantil “CEI Parque Doroteia”, 197 crianças de 4 meses a 4 anos, em período integral.
Através de atividades lúdicas e criativas, que envolvem música, pintura, dança, contação de estória, construção de brinquedos com materiais reciclados e muitas brincadeiras ao ar livre, as crianças desenvolvem capacidades cognitivas, emocionais, sensório motoras, autonomia, valores, criatividade e conscientização socioambiental.
Aprendem a ser livres para observar, imitar, criar, descobrir e aprender com as tentativas e os erros. Por meio dessas experiências, a criança aprende a ser criativa, cooperativa e responsável.
Aliada a uma alimentação balanceada, com cinco refeições diárias, a vivência proporcionada às crianças é um marco
em suas vidas e de suas famílias. Com um olhar único para cada criança, respeitando os processos individuais de aprendizagem, cada criança poderá consolidar o entendimento sobre o mundo que a rodeia.
Festa de inauguração
Apresentação final do ano
Vários momentos
Música: Banda dos Curumins / Imagens: CEI Parque Doroteia
O Centro para Crianças e Adolescentes “CCA Casa dos Curumins” contribui para a proteção e inclusão social e para o fortalecimento e preservação de vínculos familiares e comunitários de 150 crianças e adolescentes na faixa etária entre 06 e 15 anos, no contra turno escolar.
Através de técnicas educacionais participativas garante-se o acesso a diversos tipos de conhecimento como cidadania, arte, música, informática, comunicação áudio visual, cultura e prática de esportes, complementando assim algumas de suas necessidades básicas e promovendo a inserção qualitativa do indivíduo na sociedade.
Uma vez por mês são realizados encontros de família, com os responsáveis pelas crianças, em que as mesmas temáticas são tratadas através de dinâmicas e apresentações teatrais e musicais feitas pelas próprias crianças.
A construção de pontes entre realidades diversas é parte importante no trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes, estimulando a convivência com diferentes contextos sociais e culturais, levando assim a um crescimento recíproco.
Embaixador e Cônsul suíços na Casa dos Curumins
Festa Junina
Projeto Conhecer o Mar
"I Cuori della Favela" documentário da Televição Suiça (RSI) 2012
Acreditamos no poder da música para transformar vidas.
O projeto Quarteirão da Música promove a transformação sociocultural de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, utilizando-se da Música como poderosa ferramenta de transformação social que possibilita a realização de sonhos.
Proporcionamos um ambiente seguro para que cada aluno possa atingir o seu maior potencial e crescer musicalmente, socialmente, emocionalmente e intelectualmente através dos benefícios da educação musical, independentemente das barreiras sociais, econômicas, de cor, de gênero e religiosas.
Voltada para o ensino musical, a escola atende mais de 140 alunos entre crianças e adolescentes da periferia de São Paulo. Com ênfase na música popular do Brasil e do mundo, oferecemos aulas de diversos instrumentos na área de Sopro, Cordas, Percussão, Canto e iniciação musical.
Baseado no modelo TECLA de Keith Swanwick, o programa, com duração de 3 anos, é dividido em aulas semanais de 4 horas com instrumento ou canto, estruturação musical melódica, estruturação musical rítmica, prática de conjunto, instrumento complementar e canto coral.
A Escola, além das aulas, promove atividades extras como sessões de filmes com a temática musical, workshops de músicos populares e eruditos e passeios musicais e culturais.
Participação do nosso coral infantil
Hamilton de Holanda
Participação de membros do nosso coral juvenil
Participação do Coral Juvenil do Quarteirão da Música no FESCC 2019
Entrega de certificados da primeira turma de formandos, turma 2019,
do Quarteirão da Música.
Ludmilla, Isa e Nathalia no Canta Comigo Teen da Rede Record...
Paixão, excelência, criatividade e dedicação, oportunidade e alegria são algumas palavras que melhor descrevem a vivência nesta
Galeria foto/video
Amplo arquivo de protagonismo
e conquistas inesquecíveis...
A Banda dos Curumins é formada sobretudo por adolescentes e jovens da periferia de São Paulo.
Em atuação desde fevereiro de 2013 em uma experiência cultural, educativa e artística, o grupo vem conquistando público e visibilidade cada vez maiores por seus espetáculos de reconhecida excelência.
O sucesso e o reconhecimento conquistados pela Banda dos Curumins são frutos da paixão, da experiência e, sobretudo, da vocação humana e artística de todos os atores envolvidos, cujo entusiasmo e talento incentivam também o desenvolvimento contínuo do Quarteirão da Musica, sede da Banda dos Curumins.
Como resultado, a Banda está atraindo na escola cada vez mais colaborações espontâneas de profissionais da área: técnicos e músicos, brasileiros e estrangeiros, reconhecidos internacionalmente.
O repertório musical da Banda envolve músicas autorais e releituras de composições de outros artistas e tem por característica a combinação de gêneros musicais, ritmo enérgico performado por 20 integrantes que formam os naipes
de percussão, sopros, harmonia e voz.
Além de mais de 30 apresentações realizadas na região da Pedreira - SP, destacam-se:
2020: FINALISTA do Prêmio Profissionais da Música (PPM) na categoria: "Projetos Musicais Especiais - Educativos"
2019: Banda dos Curumins com o músico suíço Sebalter no SESC Santo Amaro (SP) e no CCBB (RJ) - pela "semana da língua italiana no mundo"
2019: Show "Som do amanhã" com o pianista Salomão Soares, o baterista Jônatas Sansão e a cantora Vanessa Moreno, no Teatro Clara Nunes (Diadema – SP)
2018: Show "Vida bela" com o exímio baixista Michael Pipoquinha no Teatro Clara Nunes (Diadema)
2017: Show "Sem Fronteiras" com a cantora britânica Jesuton e a cantora suíça Alice Mondia no SESC Santo Amaro (SP)
2017: Abertura do 28° Congresso do SINPEEM para um público de 3 mil pessoas no Palácio do Anhembi (SP)
2016: Banda dos Curumins com o músico suíço Sebalter no CEU Alvarenga - Pedreira (SP)
Com Sandra Annenberg
"A força da arte nos ambientes onde o Estado é ausente"
Iluminação João Nunez
"A Banda dos Curumins" cartão de visita do Quarteirão da Música 2017
Cursos de Gravação e Mixagem Áudio profissional
Desde 2018
Nas instalações da escola Quarteirão da Música temos um estúdio de gravação de última geração, onde oferecemos cursos gratuitos de Gravação e Mixagem Áudio.
Uma oportunidade única para os alunos da escola de mover os primeiros passos no mundo da Produção Musical.
O curso explora os conceitos técnicos envolvidos no uso de microfones e captação de áudio em estúdio, colocando o aluno no controle de uma variedade de microfones que utilizará nas aulas práticas de captação durante o curso.
Nas aulas, o aluno conduzirá sessões reais de gravação, captando instrumentos acústicos, vocais, kits de bateria, percussões e sets, instrumentos elétricos, amplificadores, naipes de metais, cordas, sax, e muito mais!
Também serão explorados os conceitos acústicos, técnicos e musicais envolvidos no trabalho do Mixador, desenvolvendo no aluno habilidades de percepção sonora, percepção musical e técnicas variadas, como análise de áudio, equalização, processamento de dinâmica, timbragem de vocais e instrumentos, efeitos de ambiência, automações avançadas e muito mais.
O conhecimento e a experiência adquiridos no curso, podem ser aplicados em diversas áreas do Áudio Profissional,
como captação de áudio em estúdio, áudio para Broadcast, microfonação de palco, sonorização, áudio para publicidade, dublagem e som direto.
Com Jair Ferreira (Junão)
Com Ana Paula Guimãraes
Com Riccardo Studer
Som gravado ao vivo e mixado no Estudio Audio SC
Na Casa dos Curumins acreditamos na cultura e nos valores humanos como alimentos da alma e consideramos a arte como uma necessidade do ser humano, fonte de inspiração para seu desenvolvimento integral.
Por meio do poder educativo e terapêutico da arte, as atividades no Atelier Pipilu contribuem para o desenvolvimento e a transformação social, oferecendo aos alunos a oportunidade de expressão de suas subjetividades individuais, de crescimento, satisfação pessoal e cidadania, formação profissional e geração de renda.
Através da arte há uma potencialização das dimensões estética, afetiva, cognitiva, motora e social da criança e do jovem. As atividades coletivas propiciam vivências enriquecedoras de sociabilidade, o fortalecimento no reconhecimento de seus recursos – que possam ser acionados em projetos de futuro –, o acesso e valorização das diferentes expressões culturais e o estímulo a criações individuais e coletivas.
O Atelier Pipilu já realizou mostras de arte no Brasil e na Suíça.
Pinturas em tela realizadas no Atelier encontram-se em hall de empresas, clinicas particulares, quartos e sala de conferência de Hotel 5 estrelas na Suíça, restaurantes e salões em São Paulo.
As bolsas Pipilu são vendidas on-line, no shop do Centro Artístico e Cultural LAC a Lugano (Suíça) e no Grande Hotel Villa Castagnola onde, em 2019, o Atelier Pipilu lançou a sua primeira coleção de bolsas na Suíça.
Fotografia oficial para mostra na Suíça
Anuncio da exposição de telas na Suiça
Inauguração exposição na Suiça
A estilista Carmem Dalessandro colabora com o Atelier Pipilu
PROJETO
Encontros lúdicos e passeios culturais, canto coral, ginástica, baile
e convivências para mais de 100 idosos
Desde 2016
Focada na qualidade de vida para a terceira idade, a Casa dos Curumins passou a oferecer, a partir de 2016, atividades diversificadas para pessoas acima de 60 anos, em vulnerabilidade social.
O Projeto tem como objetivo a promoção do envelhecimento ativo dos 110 inscritos que participam das oficinas de Canto coral, seresta, ginástica revitalizadora e dança, além de atividades que potencializam as relações sociais, a autonomia, o fortalecimento das capacidades cognitivas e dos vínculos familiares.
As ações desenvolvidas valorizam momentos de convivência entre os participantes, que ao final de cada oficina têm a oportunidade de compartilhar uma saudável merenda com frutas e chá, comemoram aniversários e combinam saídas em grupo para os bailes e forrós do bairro.
Atividades Culturais complementam a oferta, com passeios frequentes a teatros e concertos.
Encontros semanais
Encontros semanais
Apresentação pública no Teatro Céu Alvarenga
"Carta" para Andrea Bocelli
Novidades
Em março voltaremos parcialmente às atividades presenciais seguindo todos os protocolos de segurança...
Saiba mais...
Viver a terceira idade em ação, cantando, dançando, festejando,
indo à teatros e muito mais...
Galeria foto/video
PROJETO
Manutenção e aprimoramento do campo Beach Soccer das Garoupas,
em parceria com o projeto de futebol do Bairro da Pedreira "Garotos do futuro"
Desde 2012
É com muita satisfação e alegria que em 2012, com a realização do campo “Beach Soccer das Garoupas”, a Casa dos Curumins conseguiu realizar um sonho antigo da própria comunidade.
O esporte é um potente instrumento de transformação e inclusão social em comunidades de baixa renda, um meio de ajudar as pessoas, integrar as famílias, um importante elemento de coesão social além de viabilizar a promoção de atividades lúdicas e educacionais.
O campo Beach Soccer é mais um incentivo da prática de esporte para nossas crianças e jovens, porque pratiquem vários esportes e se divirtam, cresçam saudáveis e tenham um futuro promissor.
Através das atividades esportivas trabalhamos as emoções, a motricidade infantil, o desenvolvimento da sensibilidade,
a concentração, a sociabilidade e temos a possibilidade de proporcionar aos jovens a vivência em outros contextos socioculturais contribuindo para melhor desempenho na escola, na família e na comunidade.
O espaço oferece aparelhos para ginástica em área externa, brinquedos para crianças podendo abarcar ações culturais e de educação ambiental.
Festa de inauguração
Corte do cordão
Primeira turma dos Curumins no campo
A Casa dos Curumins vem cumprindo sua Missão, buscando fazer com que ninguém que frequente os projetos da Associação deixe de estudar em virtude de carências econômicas.
O projeto Bolsas de Estudo oferece financiamento para cursos de graduação a jovens que frequentaram os projetos da Associação e que se destacam, demonstrando interesse em seguir uma formação acadêmica ou um curso técnico.
Além do suporte financeiro, os estudantes recebem apoio para seu desenvolvimento pessoal e de carreira.
Com este projeto a Associação atua diretamente na ruptura do ciclo de pobreza da população de baixa renda, propiciando a mobilidade social e a realização de sonhos que seriam inalcançáveis.
Criamos assim oportunidades e desenvolvemos agentes multiplicadores, cidadãos capazes de transformar o seu entorno.
As bolsas são concedidas a pessoas, individualmente, com o objetivo de garantir o seu acesso a uma educação de qualidade.
Formatura de Amanda em pedagogia, com Adriana
Formatura de Bruno
Alessandra a primeira a se formar em pedagogia