sobre nos copia 6.jpg

Novidades

Depois de uma longa pausa das atividades presenciais, devida à pandemia do Covid 19, em outubro 2020 pudemos voltar parcialmente às atividades presenciais seguindo todos os protocolos de segurança para garantir a saúde e o bem estar das crianças e dos educadores.

Estamos confiantes que 2021 será um ano de retomada com entusiasmo e criatividade de todas as nossas atividades socioeducativas.

Saiba mais

 

O CCA Casa dos Curumins é situado no distrito da Pedreira, zona sul de São Paulo, ocupando um imóvel de propriedade da Associação Casa dos Curumins, mantenedora do CCA desde 2005 e, a partir de 2010, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo.

 

De acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social - IPVS, criado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE, 2010, trata-se de uma região com média/alta vulnerabilidade social com uma população de quase 400 mil habitantes.


O imóvel foi reformado e adequado para as necessidades socioeducativas do CCA e inaugurado em 2014 na presença do convidado especial, o então Cônsul suíço de São Paulo, François Duvanel.


Uma gerente, uma assistente técnica, uma responsável financeira, 3 educadores, um oficineiro de informática, um oficineiro de esportes, um oficineiro de artes, duas cozinheiras e três agentes operacionais compõem o unido time do CCA Casa dos Curumins.


O CCA Casa dos Curumins utiliza estratégias para proteger as crianças e adolescentes, garantindo o seu direito à infância e à adolescência e fortalecendo seus vínculos com a família, a comunidade e a sociedade.

Observa-se que estas crianças e adolescentes encontram-se em situação de vulnerabilidade social, com suas famílias vivendo em condições precárias de habitação, em casas de palafitas em cima de esgoto, com alto índice de desemprego, sobrevivendo com o Programa de Transferência de Renda (PTR) e doação de cestas básicas de amigos e parceiros.


As atividades no CCA são desenvolvidas no contra turno escolar, das 7.30h às 11.30 e das 13.00 às 17.00 de segunda à sexta-feira.

Às crianças e adolescentes são oferecidas duas refeições equilibradas, com muita fruta e verdura.

O cardápio da semana é preparado pelas próprias crianças com o auxílio do educador e seguindo os conceitos da pirâmide alimentar para garantir o bem estar nutricional dos jovens e uma dieta equilibrada, fator importante para um bom desenvolvimento nesta fase da vida.


As propostas socioeducativas e pedagógicas são sólidas, desenvolvidas em base ao plano de trabalho traçado no início do ano, seguindo as sugestões e interesses dos participantes.  

Em todas as atividades o fio condutor são os valores humanos, o respeito recíproco, o afeto e a busca de soluções de conflitos através do diálogo e da reflexão do coletivo.

Busca-se construir um modelo diferente de visão de mundo, com soluções construtivas e justas, definidas conjuntamente pelo grupo, através de rodas de conversas e atividades coletivas.


As atividades são desenvolvidas através de oficinas temáticas: Valores humanos, eu e meu corpo, Oficina da palavra, Esporte, Mundo virtual, Artes plásticas, Musicalização, Bons hábito alimentares, Cartografia e Meio Ambiente.
Desta forma as crianças e os adolescentes têm a oportunidade de entrar em contato com uma vasta gama de conhecimentos o que propicia o seu desenvolvimento integral, estimulando a reflexão, a criatividade, o pensamento crítico e o protagonismo.


As famílias das crianças e adolescentes são pilares importantes na construção do conhecimento e da formação de seus filhos, participando de reuniões mensais com os educadores, e seguindo cursos de formação pontuais.