cei3.jpg

PROJETO

Creche CEI Parque Doroteia
  • Facebook
  • Instagram

Acolhemos 197 crianças de 4 meses a 4 anos, em período integral

Desde 2015

Em um ambiente permeado de amor e atenção, recebemos diariamente no Centro de Educação Infantil “CEI Parque Doroteia”, 197 crianças de 4 meses a 4 anos, em período integral.
Através de atividades lúdicas e criativas, que envolvem música, pintura, dança, contação de estória, construção de brinquedos com materiais reciclados e muitas brincadeiras ao ar livre, as crianças desenvolvem capacidades cognitivas, emocionais, sensório motoras, autonomia, valores, criatividade e conscientização socioambiental.

Aprendem a ser livres para observar, imitar, criar, descobrir e aprender com as tentativas e os erros. Por meio dessas experiências, a criança aprende a ser criativa, cooperativa e responsável.

Aliada a uma alimentação balanceada, com cinco refeições diárias, a vivência proporcionada às crianças é um marco
em suas vidas e de suas famílias. Com um olhar único para cada criança, respeitando os processos individuais de aprendizagem, cada criança poderá consolidar o entendimento sobre o mundo que a rodeia.

 

Música: Banda dos Curumins / Imagens: CEI Parque Doroteia 

sobre nos copia 6.jpg
 

PROJETO

CCA Casa dos Curumins
  • Facebook
  • Instagram

Acolhemos150 crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos no contra turno escolar

Desde 2005

O Centro para Crianças e Adolescentes “CCA Casa dos Curumins” contribui para a proteção e inclusão social e para o fortalecimento e preservação de vínculos familiares e comunitários de 150 crianças e adolescentes na faixa etária entre 06 e 15 anos, no contra turno escolar.


Através de técnicas educacionais participativas garante-se o acesso a diversos tipos de conhecimento como cidadania, arte, música, informática,  comunicação áudio visual, cultura e  prática de esportes, complementando assim algumas de suas necessidades básicas e promovendo a inserção qualitativa do indivíduo na sociedade.


Uma vez por mês são realizados encontros de família, com os responsáveis pelas crianças, em que as mesmas temáticas são tratadas através de dinâmicas e apresentações teatrais e musicais feitas pelas próprias crianças. 


A construção de pontes entre realidades diversas é parte importante no trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes, estimulando a convivência com diferentes contextos sociais e culturais, levando assim a um crescimento recíproco.

 

"I Cuori della Favela" documentário da Televição Suiça  (RSI) 2012

qm4.jpg
 

PROJETO

Escola Quarteirão da Música
  • Facebook
  • Instagram

Atende 140 crianças e adolescentes de 06 a 18 anos,
oferece um curso trienal a partir dos 12 anos de idade

Desde 2016

Acreditamos no poder da música para transformar vidas.

O projeto Quarteirão da Música promove a transformação sociocultural de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, utilizando-se da Música como poderosa ferramenta de transformação social que possibilita a realização de sonhos. 


Proporcionamos um ambiente seguro para que cada aluno possa atingir o seu maior potencial e crescer musicalmente, socialmente, emocionalmente e intelectualmente através dos benefícios da educação musical, independentemente das barreiras sociais, econômicas, de cor, de gênero e religiosas.


Voltada para o ensino musical, a escola atende mais de 140 alunos entre crianças e adolescentes da periferia de São Paulo. Com ênfase na música popular do Brasil e do mundo, oferecemos aulas de diversos instrumentos na área de Sopro, Cordas, Percussão, Canto e iniciação musical.


Baseado no modelo TECLA de Keith Swanwick, o programa, com duração de 3 anos, é dividido em aulas semanais de 4 horas com instrumento ou canto, estruturação musical melódica, estruturação musical rítmica, prática de conjunto, instrumento complementar e canto coral.


A Escola, além das aulas, promove atividades extras como sessões de filmes com a temática musical, workshops de músicos populares e eruditos e passeios musicais e culturais.

 

Participação do Coral Juvenil do Quarteirão da Música no FESCC 2019

banda 1.jpg
 

PROJETO

Banda dos Curumins
  • Facebook
  • Instagram

Grupo musical formado por 20 integrantes, alunos

e professores do Quarteirão da Música

Desde 2013

A Banda dos Curumins é formada sobretudo por adolescentes e jovens da periferia de São Paulo.

Em atuação desde fevereiro de 2013 em uma experiência cultural, educativa e artística, o grupo vem conquistando público e visibilidade cada vez maiores por seus espetáculos de reconhecida excelência.

O sucesso e o reconhecimento conquistados pela Banda dos Curumins são frutos da paixão, da experiência e, sobretudo, da vocação humana e artística de todos os atores envolvidos, cujo entusiasmo e talento incentivam também o desenvolvimento contínuo do Quarteirão da Musica, sede da Banda dos Curumins.

Como resultado, a Banda está atraindo na escola cada vez mais colaborações espontâneas de profissionais da área: técnicos e músicos, brasileiros e estrangeiros, reconhecidos internacionalmente.


O repertório musical da Banda envolve músicas autorais e releituras de composições de outros artistas e tem por característica a combinação de gêneros musicais, ritmo enérgico performado por 20 integrantes que formam os naipes

de percussão, sopros, harmonia e voz.

Além de mais de 30 apresentações realizadas na região da Pedreira - SP, destacam-se:

2020: FINALISTA do Prêmio Profissionais da Música (PPM) na categoria: "Projetos Musicais Especiais - Educativos"

2019: Banda dos Curumins com o músico suíço Sebalter no SESC Santo Amaro (SP) e no CCBB (RJ) - pela "semana da língua italiana no mundo"

2019: Show "Som do amanhã" com o pianista Salomão Soares, o baterista Jônatas Sansão e a cantora Vanessa Moreno, no Teatro Clara Nunes (Diadema – SP)


2018: Show "Vida bela" com o exímio baixista Michael Pipoquinha no Teatro Clara Nunes (Diadema)


2017: Show "Sem Fronteiras" com a cantora britânica Jesuton e a cantora suíça Alice Mondia no SESC Santo Amaro (SP)


2017: Abertura do 28° Congresso do SINPEEM para um público de 3 mil pessoas no Palácio do Anhembi (SP)

2016: Banda dos Curumins com o músico suíço Sebalter no CEU Alvarenga - Pedreira (SP) 

 

"A Banda dos Curumins" cartão de visita do Quarteirão da Música 2017

studio 3.jpg
 

Cursos de Gravação e Mixagem Áudio profissional

Desde 2018

PROJETO

Estúdio Áudio SC
  • Facebook
  • Instagram

Nas instalações da escola Quarteirão da Música temos um estúdio de gravação de última geração, onde oferecemos cursos gratuitos de Gravação e Mixagem Áudio.

Uma oportunidade única para os alunos da escola de mover os primeiros passos no mundo da Produção Musical. 


O curso explora os conceitos técnicos envolvidos no uso de microfones e captação de áudio em estúdio, colocando o aluno no controle de uma variedade de microfones que utilizará nas aulas práticas de captação durante o curso.

 

Nas aulas, o aluno conduzirá sessões reais de gravação, captando instrumentos acústicos, vocais, kits de bateria, percussões e sets, instrumentos elétricos, amplificadores, naipes de metais, cordas, sax, e muito mais!

Também serão explorados os conceitos acústicos, técnicos e musicais envolvidos no trabalho do Mixador, desenvolvendo no aluno habilidades de percepção sonora, percepção musical e técnicas variadas, como análise de áudio, equalização, processamento de dinâmica, timbragem de vocais e instrumentos, efeitos de ambiência, automações avançadas e muito mais.

O conhecimento e a experiência adquiridos no curso, podem ser aplicados em diversas áreas do Áudio Profissional,

como captação de áudio em estúdio, áudio para Broadcast, microfonação de palco, sonorização, áudio para publicidade, dublagem e som direto.

 

Som gravado ao vivo e mixado no Estudio Audio SC

AT 2.jpg
 

PROJETO

Atelier Pipilu
  • Facebook
  • Instagram

Oportunidade de formação artística e artesanal profissional, geração de renda,

realização de telas, bolsas e trabalho terceirizado

Desde 2018

Na Casa dos Curumins acreditamos na cultura e nos valores humanos como alimentos da alma e consideramos a arte como uma necessidade do ser humano, fonte de inspiração para seu desenvolvimento integral.

 

Por meio do poder educativo e terapêutico da arte, as atividades no Atelier Pipilu contribuem para o desenvolvimento e a transformação social, oferecendo aos alunos a oportunidade de expressão de suas subjetividades individuais, de crescimento, satisfação pessoal e cidadania, formação profissional e geração de renda. 

Através da arte há uma potencialização das dimensões estética, afetiva, cognitiva, motora e social da criança e do jovem. As atividades coletivas propiciam vivências enriquecedoras de sociabilidade, o fortalecimento no reconhecimento de seus recursos – que possam ser acionados em projetos de futuro –, o acesso e valorização das diferentes expressões culturais e o estímulo a criações individuais e coletivas.

 

O Atelier Pipilu já realizou mostras de arte no Brasil e na Suíça.
 

Pinturas em tela realizadas no Atelier encontram-se em hall de empresas, clinicas particulares, quartos e sala de conferência de Hotel 5 estrelas na Suíça, restaurantes e salões em São Paulo.

As bolsas Pipilu são vendidas on-line, no shop do Centro Artístico e Cultural LAC a Lugano (Suíça) e no Grande Hotel Villa Castagnola onde, em 2019, o Atelier Pipilu lançou a sua primeira coleção de bolsas na Suíça.

 

A estilista Carmem Dalessandro colabora com o Atelier Pipilu

 

PROJETO

Terceira Idade

Encontros lúdicos e passeios culturais, canto coral, ginástica, baile
e convivências para mais de 100 idosos

Desde 2016

Focada na qualidade de vida para a terceira idade, a Casa dos Curumins passou a oferecer, a partir de 2016, atividades diversificadas  para pessoas acima de 60 anos, em vulnerabilidade social.


O Projeto tem como objetivo a promoção do envelhecimento ativo dos 110 inscritos que participam das oficinas de Canto coral, seresta, ginástica revitalizadora e dança, além de atividades que potencializam as relações sociais, a autonomia, o fortalecimento das capacidades cognitivas e dos vínculos familiares.

As ações desenvolvidas valorizam momentos de convivência entre os participantes, que ao final de cada oficina têm a oportunidade de compartilhar uma saudável merenda com frutas e chá, comemoram aniversários e combinam saídas em grupo para os bailes e forrós do bairro.


Atividades Culturais complementam a oferta, com passeios frequentes a teatros e concertos. 
 

 

"Carta" para Andrea Bocelli

Novidades

Em março voltaremos parcialmente às atividades presenciais seguindo todos os protocolos de segurança... 

Saiba mais...

Viver a terceira idade em ação, cantando, dançando, festejando,

indo à teatros e muito mais...

Galeria foto/video

campo7.jpg
 

PROJETO

Campo comunitário Beach Soccer

Manutenção e aprimoramento do campo Beach Soccer das Garoupas,

em parceria com o projeto de futebol do Bairro da Pedreira "Garotos do futuro" 

Desde 2012

É com muita satisfação e alegria que em 2012, com a realização do campo “Beach Soccer das Garoupas”, a Casa dos Curumins conseguiu realizar um sonho antigo da própria comunidade.

O esporte é um potente instrumento de transformação e inclusão social em comunidades de baixa renda, um meio de ajudar as pessoas, integrar as famílias, um importante elemento de coesão social além de viabilizar a promoção de atividades lúdicas e educacionais.

O campo Beach Soccer é mais um incentivo da prática de esporte para nossas crianças e jovens, porque pratiquem vários esportes e se divirtam, cresçam saudáveis e tenham um futuro promissor.


Através das atividades esportivas trabalhamos as emoções, a motricidade infantil, o desenvolvimento da sensibilidade,

a concentração, a sociabilidade e temos a possibilidade de proporcionar aos jovens a vivência em outros contextos socioculturais contribuindo para melhor desempenho na escola, na família e na comunidade.

O espaço oferece aparelhos para ginástica em área externa, brinquedos para crianças podendo abarcar ações culturais e de educação ambiental.

 
dip 1.jpg
 

PROJETO

Bolsas de estudo
  • Facebook
  • Instagram

Oferecemos bolsas de estudo a jovens com capacidade, talento e determinação em mudar a própria condição 

Desde 2006

A Casa dos Curumins vem cumprindo sua Missão, buscando fazer com que ninguém que frequente os projetos da Associação deixe de estudar em virtude de carências econômicas.

O projeto Bolsas de Estudo oferece financiamento  para cursos de graduação a jovens que frequentaram os projetos da Associação e que se destacam, demonstrando interesse em seguir uma formação acadêmica ou um curso técnico.

Além do suporte financeiro, os estudantes recebem apoio para seu desenvolvimento pessoal e de carreira.  

 

Com este projeto a Associação atua diretamente na ruptura do ciclo de pobreza da população de baixa renda, propiciando a mobilidade social e a realização de sonhos que seriam inalcançáveis. 

 

Criamos assim oportunidades e desenvolvemos agentes multiplicadores, cidadãos capazes de transformar o seu entorno. 

As bolsas são concedidas a pessoas, individualmente, com o objetivo de garantir o seu acesso a uma educação de qualidade.